O BOTÃO DIREITO ESTÁ DESATIVADO NESSA PÁGINA



" Não existe exercício melhor para o coração do que se inclinar e levantar pessoas."
( John Andrew Holmes )


“ QUE SEJA O VOSSO CORAÇÃO A MANJEDOURA DO AMOR.

E QUE NELE POSSA NASCER  O DIVINO EMBAIXADOR.  

O EMBAIXADOR DA BELEZA, DA PAZ E TAMBÉM DA LUZ O MAIOR DE TODOS OS AMIGOS.

O NOSSO MESTRE JESUS.  

QUE O ANO NOVO TAMBÉM SEJA PROMISSOR E CHEIO DE PAZ

E QUE O AMOR DESÇA À TERRA LIBERTANDO OS NOSSOS AIS.”


IMAGENS PARA QUÊ?

Comento este mês, com meus leitores, certas atitudes de excesso no uso das imagens e de exagero no combate a elas. Erram os católicos que passam dos limites, erram os evangélicos que ignoram as passagens onde se permite e até se manda fazer imagens.

Pode-se ter duas posturas diante das facas da cozinha e diante do vinho na geladeira. Há os que os possuem porque sabem usar ou beber com moderação e os que os combatem e não os querem em casa, porque lá existe gente desequilibrada que não saber usar uma faca nem se segurar diante do vinho.

Em casa de psicóticos e alcoólatras evitem-se usar facas e bebidas. Onde todos são equilibrados e sabem usar, ninguém se preocupa com o assunto...

Desafiador como alguns recém convertidos que acham que acharam toda a verdade e não admitem que alguém possa ter lido e estudado e orado, tanto quanto ele e os da sua igreja, o moço me enfrentou naquela lanchonete. Sabendo que eu era o Padre Zezinho da televisão católica, falou em voz alta para ser ouvido por todos.

- Padre, para que serve uma imagem se ela não pode ouvir nem falar?

Errou de padre e de endereço. Primeiro, sou um cristão católico ecumênico. Não acho divertido agredir gente de outra igreja e faço de tudo para dialogar e caminhar junto onde é possível. Depois, quando discordamos faço-o com respeito. Meus amigos pastores sabem disso. Mas sabem que eu não me deixo ofender, nem ridicularizar nem encurralar. Acho a mãe dos outros bonitas e as respeito, mas não mexam com a minha que reajo! Ataquem Maria na minha frente para ver o que vai acontecer...

Comecei perguntando porque falava tão alto. Era surdo ou tinha necessidade ser ouvido por todos? Disse-lhe que responderia bem alto, para que todos também ouvissem, já que ele fazia questão disso. Ficou sem graça. Perguntei se ainda queria saber para que serve uma imagem de santo, se imagens não ouvem nem falam.

Aproveitei para pedir-lhe emprestada a sua bíblia. Emprestou. Aproximei-a do seu ouvido e perguntei se aquelas mil folhas falavam. Pedi a ele que conversasse com o livro e perguntei se o livro o ouviria... Ficou desconcertado.

- Pois é, meu jovem amigo pregador, assim como imagens que são madeira e gesso não falam nem ouvem, mas ajudam a pensar, sua bíblia que é um maço de papel impresso, também não fala nem ouve, mas ajuda a pensar e orar. O que dá sentido à sua Bíblia é sua fé. Você não fala com sua bíblia eu não falo com minhas imagens. Mas leio na bíblia e vejo nas imagens, lições e histórias ou lembranças que me ajudam a pensar em Deus.

Abri a bíblia dele em 2 Cr 3, 7-10 e Nm 21,9 li que Deus mandou lavrar, fazer, talhar e  bordar  imagens de querubins de ouro e de madeira e fazer e olhar para uma serpente de bronze no  deserto. Aquelas imagens aproximavam de Deus, mesmo sem ouvir nem falar... Serviam para a fé. Estava lá na bíblia que ele usava para me atacar...

Fui adiante e li em Apocalipse 8,3 e em 1 Pe 1,16 e noutras passagens que devemos ser santos porque Deus é santo, que os santos oram, que Deus é glorificado nos seus santos. Não faz sentido achar que só existem santos aqui na Terra. Então, para que a eternidade se depois a gente não pode mais orar?

Se ele glorificava a Deus pelas maravilhas que fez nos pastores e irmão santos da sua igreja que estão se salvando na terra, eu também fazia o mesmo na minha igreja e acrescentava o meu louvor a Deus pelos santos que já estão salvos no céu.

Ele acreditava nos santos daqui e eu, nos daqui e nos de lá. Ele tinha fotos e imagens de alguns pastores santos daqui e talvez até tenha votado neles e divulgado suas imagens durante a campanha com promessa de que fariam alguma coisa pelo povo. Pode usar imagens deles para ganhar na política e não pode usar as dos santos para levar as pessoas para Deus?...

Acrescentei? Eu tenho imagens do papa, e de santos do céu. Ele não adora as fotos que tem e eu não adoro as imagens e fotos que tenho. Então porque a pergunta sobre a utilidade de imagens que não falam se eles as usam?

E fui adiante: -Você acredita tanto em imagem que sua igreja tem televisão e você fica vendo a imagem do seu pastor vivo, horas e horas. Eu vejo as imagens do santos porque estão vivos em Deus tanto quanto o seu pastor. Eu creio na ressurreição e não vai ser daqui a milhões de anos.

Nem você fala com as imagens do seu pastor na televisão, nem eu com a imagem de Maria que Deus santificou. Não converso com imagens, mas elas imagens que ajudam a pensar em alguém que foi melhor do que eu e você...

Mudou de tom e ofereceu-me um café. Aceitei. Entrou no carro dizendo: - Sem mágoas, hein padre?

Sem mágoas. Duvido que exista um ser humano que não use imagens. Há os que as adoram e os que as agridem. No meio, na área do bom senso, estão os que ou as usam de maneira serena e sem idolatria e os que, mesmo não as usando respeitam e entendem quem as usa.

Na cozinha da casa onde moro há mais de cem facas. Ninguém lá ficou assassino por causa disso. É que a gente sabe usá-las e nem se pergunta para que servem...

Que os católicos aprendam a usar bem suas imagens, porque alguns, de fato, terão dificuldade de explicar que não são idólatras, Sobretudo quando conversam com suas imagens... Quem não quiser, não use, mas não faça pouco caso de quem sabe o que fazer com elas! Respeito é bom e a gente gosta!

Pe. Zezinho, scj


PERGUNTE-SE

Você, que reclama o que não recebe,
já pensou no que não dá?
Você, que se lamenta porque sofre,
já pensou no quanto faz sofrer?
Você, que acusa a ignorância,
já avaliou seus conhecimentos?

Você, que condena o erro,
já percebeu quanto erra?
Você, que se diz amigo sincero,
já se analisou com sinceridade?

Você, que sonha com o céu,
quanto já fez para extinguir o inferno?
Você, que se diz modesto,
não terá orgulho de parecer humilde?
Você, que condena o mal,
tem procurado difundir o bem?
Você, que deplora a indiferença,
tem semeado o amor?
Você, que se aflige com a pobreza,
tem usado bem suas riquezas?
Você, que se dói com os espinhos,
tem cultivado rosas?
Você, que tanto lamenta as trevas,
tem espalhado luz?
Você, que se ocupa consigo mesmo,
tem se preocupado com os outros?
Você, que se sente tão pequenino,
tem procurado crescer?
Você, que se queixa da solidão,
tem buscado companhia de um amigo?
Você, que se revolta contra a doença,
que tem feito pela saúde?
Você, que almeja a concórdia,
tem combatido a discórdia?
Você, que se diz servo de Deus,
tem servido para alguma coisa?


Não recebi nada do que pedi...

Pedi a Deus para ser forte,
A fim de executar projetos grandiosos,
E Ele me fez fraco,
Para conservar-me na humildade... 


Pedi a Deus que me desse saúde
Para realizar grandes empreendimentos,
E Ele me deu doença,
Para compreendê-Lo melhor...


Pedi a Deus riquezas, para tudo possuir,
E Ele me deixou pobre, para não ser egoísta...

Pedi a Deus o poder
Para que os homens precisassem de mim.
E Ele me deu a humildade,
Para que eu precisasse de Deus... 


Pedi a Deus tudo para gozar a vida...
E Ele me deixou a vida
Para eu poder gozar de tudo...

Senhor,
Não recebi nada do que pedi,
Mas me deste tudo de que precisava.
E quase contra a minha própria vontade,
As preces que eu não fiz foram ouvidas.... 

Louvado sejas,
Ó Deus! 

Entre todos os homens,
Ninguém tem mais do que eu! 

(autor desconhecido)

Nossos sinceros votos de um Natal muito feliz!

 


Meu Desejo de Natal

 

Desejo que neste Natal, antes de você perceber Jesus nas luzinhas que piscam pela cidade, você O encontre primeiramente em seu coração.

E, à frente de qualquer palavra que expresse seu desejo de um feliz Natal,

O encontre em suas ações. Que você O encontre não só na alegria que sente ao sair das lojas com presentes para as pessoas que você ama, mas também na feição triste da criança abandonada nas ruas, na qual muitas vezes você esbarra apressadamente.

Que você encontre Jesus no momento em que pegar nas mãozinhas delicadas de seu filho, lembrando-se das mãozinhas pedintes, quase sempre sujas de calçada, que só sabem o que significa rudeza.

Que você O encontre no abraço de um amigo, lembrando-se dos tantos que só têm a solidão como companheira.

Que você O encontre na feição do idoso da sua família, lembrando-se daqueles que tanto deram de si a alguém, e hoje são esquecidos até pela sociedade.

Que você O encontre na lembrança suave e sempre viva daquela pessoa querida que já não está mais fisicamente ao seu lado, lembrando-se daqueles que já nem se recordam mais quem foram, enfraquecidos pelo vazio de suas vidas.

Que você encontre Jesus na bênção de sua mesa farta e no aconchego de sua família, lembrando-se daqueles que mal alimentam-se do pão e sequer um lar têm.

Que você O encontre não apenas no presente que troca, mas principalmente na vida que Ele lhe deu como presente. Que você lembre-se, então, de agradecer por ser uma pessoa privilegiada em meio a um mundo tão contraditório!

Que você também encontre Jesus à meia- noite do dia 31 e sinta o mistério grandioso da vida, que renasce junto com cada ano. Então festeje...festeje o ano que acabou não apenas como dias que se passaram, e sim como mais um trecho percorrido na estrada da sua vida!

Festeje a alegria que lhe extasiou e a dor que lhe fez crescer!

Festeje pelo bem que foi capaz de fazer e pelo mal que foi capaz de superar!

Festeje o prazer de cada conquista e o aprendizado de cada derrota!

Festeje por estar aqui!

Festeje a esperança no ano que se inicia, no amanhã!

Festeje a vida!

Abra os braços do coração para receber os sonhos e expectativas do ano novo.

Rodopie...jogue fora o medo, sinta a vida!...

Sonhe, busque, espere... ame e reame! Deixe sua alma voar alto...pegar carona com os fogos coloridos.

Mentalize seus desejos mais íntimos e acredite: eles também chegarão ao céu.

Irão se misturar às estrelas, irão penetrar no Universo e voltarão cheios de energia para tornarem-se reais. Basta você querer de verdade, ter fé e nunca, NUNCA desistir deles!

E que seu ano seja, então, plenificado de bênçãos e realizações.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

(autor desconhecido)

Que diferença fará, daqui a cem anos, se você morou em uma mansão ou
num casebre? Se comprou roupas em lojas sofisticadas ou num bazar
beneficente? Se bebeu em taças de cristal ou numa concha de barro? Se
comeu em pratos finos ou numa simples marmita? Se pisou em tapetes
caros ou sobre o chão batido? Se teve grande reserva financeira ou viveu
com um salário mínimo? Que diferença isso fará daqui a cem anos?

Um Cão de caça espantou uma lebre para fora de sua toca, mas depois de longa perseguição, ele parou a caçada. Um pastor de cabras vendo-o parar, ridicularizou-o dizendo: "Aquele pequeno animal é melhor que você." O Cão de caça respondeu: "Você não vê a diferença entre nós: Eu estava correndo apenas por um jantar, mas ele por sua vida".


Senhor, nesta Noite Santa,

depositamos diante de Tua manjedoura

todos os sonhos, todas as lágrimas e

esperanças contidos em nossos corações.

Pedimos por aqueles que choram

sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.

 

Por aqueles que gemem

sem ter quem escute seu clamor.

Suplicamos por aqueles que Te buscam

sem saber ao certo onde Te encontrar.

Para tantos que gritam paz,

quando nada mais podem gritar.

Abençoa, Jesus-Menino,

cada pessoa do planeta Terra,

colocando em seu coração um pouco

da luz eterna que vieste acender

na noite escura de nossa fé.

 

Fica conosco, Senhor! Assim seja!


 
A DIFERENÇA ENTRE FORÇA E CORAGEM .
 
É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil. É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render. É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida.
É preciso ter força para manter-se em forma,
mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,
mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males,
mas é preciso coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso,
mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se você sente que lhe faltam a força e a coragem,
queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje com Calor e Amor !
E que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há uma amigo, vivendo noutro lugar,  desejando que você esteja bem.
Tenham um excelente dia, cheio de paz, alegrias, e que vcs saibam que as conquistas são diárias e a luta é constante.

 

 
 

Um de meus amigos ia todo dia à noite nadar numa piscina coberta.
Sempre via um homem que lhe chamava atenção.

Ele tinha o costume de correr ate a água e molhar somente o dedão do pé.
Depois subia no trampolim mais alto e, com um esplêndido salto, mergulhava na água.
Um dia tomou coragem e perguntou a razão daquele hábito.
O homem sorriu e respondeu:

"Sim, eu tenho um motivo para fazer isso.
Há alguns anos eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensiná-los a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco; pois, sendo o professor, eu tinha uma chave para entrar no clube. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro.
Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente. Eu estava com os braços abertos e minha silhueta formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem."
O professor de natação continuou:

"Nesse momento, pensei na cruz de Cristo e em seu significado. Eu era cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram à mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar por meio de seu precioso sangue.
Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos, e nem compreendo por que não pulei na água. Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso... Na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido!!!
Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se tivesse saltado, seria o meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus - que Sua graça me permitiu continuar vivo - que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida, mas também a minha alma precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessário outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar. Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a ELE.

E continuou seu relato, emocionado:
"Naquela noite fui salvo duas vezes. Agora tenho um corpo sadio, porém, o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque o dedão antes de saltar na água..."


"Concedei-nos Senhor: Serenidade, para aceitar as coisas que não podemos modificar; Coragem, para modificar aquelas que podemos e Sabedoria, para distinguirmos umas das outras."
- Reihold Niebuhr.

O amor procura a união, a identificação com a pessoa amada; e, ao unirmo-nos com Cristo, atrair-nos-á a ânsia de secundar a sua vida de entrega, de amor sem medida, de sacrifício até à morte. Cristo coloca-nos perante o dilema definitivo: ou consumirmos a existência de uma forma egoísta e solitária ou dedicarmo-nos com todas as forças a uma tarefa de serviço. (Amigos de Deus)


A CANOA

Em um largo rio, de difícil travessia,
havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro.
Em uma das viagens, ia um advogado e uma professora.
Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
Não. - Responde o barqueiro.
E o advogado compadecido:
- É pena, você perdeu metade da vida!
A professora muito social entra na conversa:
- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
Também não. - Responde o remador.
- Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade da vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.
O canoeiro preocupado pergunta:
- Vocês sabem nadar?
Não! - Responderam eles rapidamente.
- Então é uma pena - Conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida!
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes
 
(Paulo Freire)

Se você acordou esta manhã com mais saúde do que doença, você é mais abençoado do que o milhão que não sobreviverá esta semana.

Se você nunca passou pelo perigo de uma batalha, a solidão de uma prisão, a agonia de uma tortura, ou as aflições da fome, você está à frente de 500 milhões de pessoas no mundo.

Se você pode professar abertamente sua religião, sem o medo de molestamento, prisão, tortura, ou morte, você é mais abençoado do que 3 bilhões de pessoas no mundo.

Se você tem comida no refrigerador, roupas no corpo, um telhado sobre a cabeça e uma cama para dormir, você é mais rico do que 75% dos habitantes deste mundo.

Se você tem dinheiro no banco, na carteira, e trocados em algum lugar, você está entre os 8% no topo deste rico mundo.

Se você mantém sua cabeça erguida com um sorriso no rosto e é realmente agradecido, você é abençoado, porque a maioria pode, mas não o faz.

Se você segura a mão de alguém, o abraça ou, mesmo sem tocar, olha-o com carinho, você é abençoado, porque está a oferecer a energia de amor que emana de Deus.

Se você pode ler esta mensagem, você recebeu o dobro de bênçãos daquele que pensou em você. E mais: você é mais abençoado do que 2 bilhões no mundo que absolutamente não podem ler.

Tenha um bom dia, conte suas bênçãos e se puder, seja solidário com tantos irmãos que estão precisando do nosso apoio, e que através desta campanha nos propusemos a ajudar.


CURIOSIDADE:

Se você toma sorvete, iogurte ou come bolacha de morango, então, provavelmente, você também está comendo insetos.
Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes feitos com certos insetos.
Seu nome científico é Dactylopius coccus, mas o inseto mexicano é popularmente conhecido como cochonilha, criado em todo o mundo para gerar corante vermelho.
Para fazer meio quilo de corante são necessários 70 mil insetos esmagados e fervidos. Ao mesmo tempo, as cochonilhas são combatidas nas plantações, pois são pragas, especialmente das frutas cítricas, como a laranja e o limão.
Para saber se você come esse inseto, busque nas embalagens os nomes "vermelho 4", "vermelho 3", "carmim", "cochineal", "corante natural de cochonilha", "corante C.I", "corante ou colorizante E120", que são sinônimos do corante feito de cochonilha.

Um amigo que sofre sozinho magoa o outro. Entre em contato, ficaremos contentes em receber seu e-mail.


FRASES DE MOTORISTAS

Estas são frases colhidas em formulários de companhias de seguro, nos quais os motoristas tentam descrever os detalhes de seus acidentes com os comentários mais breves possíveis. Não houve correção para garantir a veracidade das declarações.
 

O pedestre não tinha idéia para onde ir, então eu atropelei.

Eu vi um velho mole, de cara triste, quando ele caiu do teto do meu carro.

A causa indireta do acidente foi um rapazinho num carrinho pequeno com uma boca enorme.

Eu tinha certeza que o velho não conseguiria chegar ao outro lado da estrada, então eu o atropelei.

Eu disse à polícia que não estava machucado, mas quando tirei o chapéu, percebi que tinha fraturado o crânio.

Eu fui atirado para fora do meu carro quando ele saiu da estrada. Mais tarde, fui encontrado numa vala por umas vacas perdidas.

Eu pensei que minha janela estava aberta, mas descobri que estava fechada quando botei a cabeça pra fora.

Eu bati contra um carro parado que vinha em direção contrária.

Um caminhão deu ré pelo meu pára-brisa, direto na cabeça da minha mulher. Eu saí do acostamento, olhei para a cara da minha sogra e caí pela montanha abaixo.

O cara estava por tudo quanto era lado da estrada. Eu tive que desviar uma porção de vezes antes de atropelá-lo.

Eu vinha dirigindo já há 40 anos quando dormi no volante e sofri o acidente. Um carro invisível veio não sei de onde, bateu no meu carro e desapareceu.

Meu carro estava estacionado legalmente, quando ele foi de ré no outro carro. Eu estava a caminho do médico com um problema na traseira quando minha junta universal caiu, causando o acidente.

De volta para a casa eu entrei com meu carro na casa errada e bati numa árvore que não é minha.

 

"O Pai não nos pede quando podemos, mas quando é chegada a hora de fazer."
 

Voltar ao topo da página